top of page

Cidades canadenses elevam os arranha-céus de madeira!

A torre Brock Commons, de 18 andares de Vancouver, já é um testemunho das vastas possibilidades de madeira. Uma vez que o edifício de madeira mais alto do mundo, foi construído mais barato, mais rápido e com menos impacto ambiental do que uma estrutura comparável de aço e concreto - e ainda armazena uma estimativa de 2.432 toneladas de carbono.



Vancouver agora está superando esses limites ao apresentar planos para a Canada Earth Tower, uma ambiciosa torre de 40 andares que seria o edifício de madeira mais alto do mundo. O projeto inclui cerca de 200 casas, com um jardim ao ar livre para cada três andares, além de escritórios e lojas premium.



"As ações [da Colúmbia Britânica] criaram um efeito cascata em todo o mundo", disse Michael Green, arquiteto de Vancouver e proponente vocal de construções de madeira, apontando para relaxamentos recentes nos códigos de construção de madeira em outros países. “Os Estados Unidos mudaram seu código efetivamente por causa do Canadá. A China está mudando seu código efetivamente por causa do Canadá. ”



Há outra razão pela qual as autoridades canadenses pensam que o país pode liderar a transformação da maneira com construção é: seu vasto suprimento de árvores. O Canadá possui cerca de 350 milhões de hectares de floresta, com a maior parte da colheita na Colúmbia Britânica - onde seus objetivos de design ambientalmente consciente costumam abalar a prática profundamente controversa de extrair florestas antigas.


Apesar dos conceitos errôneos populares da madeira como propensa ao fogo e instável, ela pode ser um material de construção robusto e inovador. Os arranha-céus de madeira são feitos de madeira laminada cruzada (CLT), na qual as tiras perpendiculares de madeira são coladas para formar vigas resistentes. Em 2024, o Sumitomo Group do Japão espera usar o CLT para construir um arranha-céu de madeira de 70 andares em Tóquio, a cidade mais arriscada do mundo em terremotos.



Originalmente uma invenção suíça, o CLT é a norma na Europa há décadas. No entanto, anos de regulamentações conservadoras de construção na América do Norte dificultaram seus usos.

Tudo isso parece prestes a mudar à medida que o Canadá ultrapassa os países europeus relaxando as regras. O governo também canalizou milhões de dólares em pesquisas com empresas florestais e universidades, que estão se apressando para aperfeiçoar novas técnicas e usos da madeira.


"Esta é a primeira nova maneira de construir um arranha-céu em um século", disse Green, cuja empresa terminou recentemente o prédio T3 de Minneapolis, uma estrutura de madeira de sete andares, e propôs projetos para outras torres de madeira em Toronto. "Ele desafia muitas convenções na indústria da construção".



Mais leve e mais eficiente de usar do que outros materiais estruturais, a madeira de manejo florestal tem muito menos impacto ambiental do que o concreto, que produz até 8% das emissões mundiais.

Os prédios resultantes, que geralmente empregam interiores de madeira expostos, devem provocar uma sensação de calor e alegria nos visitantes, disse Jonathan King, um arquiteto de Toronto.



"Como espécie, escalamos lugares onde há materiais naturais à nossa volta", disse ele.

A empresa de King abriu caminho em uma torre de oficiais de madeira de oito andares em junho. Enquanto isso, na orla da cidade, um projeto polêmico liderado pela Sidewalk Labs, uma empresa irmã do Google, pretende ser "o primeiro distrito de madeira maciça do mundo", com alguns dos 12 prédios de madeira planejados chegando a 35 andares.

Como a maioria das peças pode ser pré-fabricada, construir um arranha-céus de madeira é como "construir com Lego", disse Innes.


Fonte: The Guardian



40 visualizações0 comentário
bottom of page